Pedro Meira Monteiro

Geral Tiago Ferro João Moreira Salles Ricardo Lísias Pedro Meira Monteiro

O instante vivido, a memória e a ficção

Como o cinema documental e a literatura trabalham com o documento e a ficção? Como se constroem narrativas quando a presença do narrador é incontornável e desejada? Reunindo cineastas, escritor, editor e professor, esta foi uma conversa sobre a composição da memória e o instante vivido.

Como entender o engano e o acerto quando se elege, conscientemente ou não, a galeria de imagens que dão sentido a um evento ou a uma vida? Como se arma o edifício da memória e o mosaico afetivo que o sustenta? Na fronteira entre o que aconteceu e o que não aconteceu, o que a reminiscência produz, quando transformada em imagem? Que ações concretas as imagens reconstruídas pela memória podem disparar?

Como pensar a política a partir de uma aposta no instante vivido? Nos afetos? Nas relações privadas? Existe uma ética que possa unir a amizade e a responsabilidade coletiva? Como pensar o futuro e o projeto político sem asfixiar o instante? A conversa da #47 Varanda ITS mergulhou nestas questões.

Palestrantes: João Moreira Salles, Yasmin Thayná, Ricardo Lísias, Tiago Ferro, Pedro Meira Monteiro. ITS-Rio, 23 de agosto de 2017.

Link: https://itsrio.org/pt/varandas/o-instante-vivido/

Category
Skills
Project URL
https://itsrio.org/pt/varandas/o-instante-vivido/

Comments are closed.

Pedro Meira Monteiro